Estamos de parabéns!

Ironia seria pensar que foi o insucesso da empresa anterior onde Artur trabalhou tantos anos, que o trouxe até aqui. Sim! Após ter sido despedido, em plena altura de crise (se bem que em Portugal, esta é uma constante), decidiu arriscar tudo e começar do zero a sua própria empresa, direccionada para a prestação de serviços de medição e orçamentação de projectos para gabinetes de Arquitectura. Para além de parecer coisa complicada e aborrecida, vai-se a ver e é mesmo! Mas não foi isso que fez arrefecer a paixão de Artur.

Esta área seria apenas uma das cinco nas quais iria trabalhar. Sim, porque em 2012, lançou o conceito inovador Architecture Cost Management® . Arch quê? Questionam-se vocês.

Traduzindo… é feita uma gestão de custos a nível da área de Arquitectura, tendo como objectivos principais a optimização do capital investido no projecto e o controlo de todos os custos ao longo das fases de desenvolvimento e execução. Direcciona-se sobretudo a Promotores Imobiliários, Investidores e, está claro, a Arquitectos.

E de onde surgiu toda esta ideia? Bem, da mesma forma que todas as grandes ideias surgem. Carência do mercado. Vá… sinceramente? O Artur cansou-se de discussões over and over again sobre erros e omissões. Seria possível que era o único a não suportar tanta ocultação dos mesmos? Tanta falta de coerência? Pois, não sei, mas foi esta comichão que o levou à criação da sua própria empresa, onde rigor é a palavra de ordem.

Voltando à carência de mercado. A nossa experiência permitiu-nos analisar e dividir os players nos diferentes segmentos: os Spenders que concebem os projetos mas que não têm uma ideia real dos custos, os Specialists que apenas se dedicam às especialidades e aspectos construtivos sem dar importância ao conceito e traço arquitectónico, os Golddiggers (esta conseguem adivinhar) que apresentam custos para a obra, salvaguardando apenas o seu próprio interesse, os Inspectors, fiscalizam mas não gerem, os Clueless que gerem tarefas de obra mas cujo know-how não lhes permite fazer a gestão de custos, e por último, os LowCost que optam por soluções medianas devido ao seu custo menor, deixando de lado a vertente conceptual e a identidade dos projectos.

Outro factor decisivo foi verificar que todos estes players se posicionam e comunicam de forma distinta, estando sempre muito focados na sua área de acção. Isto gera divergentes problemas de comunicação, cujos custos e efeitos podem levar um projecto a não ser viável ainda mesmo antes da construção ou reabilitação.

O Architecture Cost Management® dá uma resposta integrada às necessidades dos Promotores imobiliários, fundos de investimento e donos de obra quanto à gestão e custo dos projectos, juntando 4 vertentes essenciais: a Arquitectura e a Construção, a Economia e a Sustentabilidade.

Pilares do ACM. São estes os alicerces do ACM. O principal é claro o de Arquitectura. É a nossa base. Os métodos e os procedimentos utilizados são únicos devido à sua personalização para cada projecto. Este último encontra-se aliado à Construção, são áreas que trabalham em conjunto. Precisam-se mutuamente. Tudo isto tem de ser traduzido em números, e é aqui que entra a Economia, tendo em especial atenção o meio que nos rodeia. Optando sempre pela Sustentabilidade.

E a estes alicerces estão associados os seus paradigmas. O que seria da Arquitectura sem ética? Da Construção sem técnica? Da Economia sem valores? Da sustentabilidade sem o Ambiente?

Actualmente.

Os seis anos de existência no mercado levaram a Dimscale a apostar mais na Imagem e Comunicação, de forma a encurtar a ponte entre nós e os nossos clientes. A afirmação de uma apresentação mais cuidada, com mais profissionalismo, é esta a imagem que queremos preservar. A constante melhoria de resultados cria uma exigência e pressão saudável nos nossos métodos de trabalho. E são resultados que coincidem com os valores apresentados:

151 CLIENTES 253 PROJECTOS 10 PAÍSES

Future. What’s next?

A Dimscale pretende conquistar o mundo da Arquitectura, tornando-se no alicerce da modernização do conceito arquitectónico.


www.dimscale.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s